terça-feira, 29 de maio de 2012

Primeiros dias em casa

Caiu a ficha... eu ficaria pelo menos por algum tempo dependendo de ajuda até para funções básicas como ir no banheiro , vestir a roupa,tomar banho. A maioria das pessoas nesta situação ficaria deprimida.Para mim foi uma injeção de ânimo para enfrentar a luta que eu teria pela frente até eu voltar ao normal. Estava ainda me alimentado e tomando água por sonda nasogástrica e foi assim até o dia 29 de dezembro 2011 ,quando o marido da minha sobrinha Dr.Antônio Borba, neurologista em Santa Cruz do Sul,veio me vizitar e me perguntou se eu queria retirar a sonda,foi com grande alivio que disse sim. Então ele retirou a sonda,comecei a me sentir gente, sem aquela coisa me incomodado no nariz e na garganta.Comecei a comer pela boca no mesmo dia e não tive problemas,tipo me engasgar, pois comia bem devagar mastigando bem para não precisar botar sonda novamente. DIa 12 de dezembro de 2011 já comecei a fazer fisioterapia todos os dias e acupuntura duas vezes por semana ,e nos intervalos entre uma fisioterapia e outra repetia os exerícicios sozinha ou pedia para alguem em casa me ajudar, em poucos dias já fazia vários movimentos com a perna e já tinha equilibrio de tronco. Já comecei a dar os primeiros passos, que eram então bem desajeitados, mas já conseguia ir no banheiro , claro que nessa fase com ajuda de alguem para me a dar apoio pois ainda não conseguia parar de pé. No final de janeiro de 2012 já conseguia ficar de pé na frete do vaso,baixar a calça e me sentar no vaso e levantar, então só precisava que alguem me levasse até o banheito .Neste período ainda estava sem parte da calota crâniana, tinha que ter muito cuidado para não cair e pricipalmente para não bater a cabeça. Mas a cada dia eu dava um passo rumo a minha tão sonhada reabilitação. Devido a Calota Crâniana estar posicionada no interior do abdomem sobre a bexiga, a vontade de ir ao banheiro era imensa e frequente (VIEREI UMA MARIA MIJONA).

(Cofrinho para pagar as fisioterapías, HEHE')

(Retirada da sonda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário