quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Vez do Braço

Agora estou fazendo fisioterapia intensa no braço,que já está começando a reagir ,já consigo fazer alguns movimentos,tipo varrer a casa, tirar o pó ,passar lustra móveis.Aos poucos ele vai se soltando e eu não vou desistir enquanto,não estiver com todos os movimentos .Quero muito voltar a fazer tricôt novamente, para ocupar o tempo livre. O meu fisioterapeuta Dr. Marcelo Oliveira sabe como movimendar o meu braço sem que eu sinta dor ,mesmo depois de todo este tempo parado e com os musculos todos encurtados por falta de movimento.O marcelo além de exelente profissional é uma pessoa bem alto astral oque faz com que eu tenha mais vontade de fazer a seção de fisioterapia já o considero um amigo.

(Eu e Dr. Marcelo)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Uma Grande Decepção

Foi quando me vi no espelho pela primeira vez , cabeça raspada e com um grande buraco nela, parecia que tinha só a metade dela ,mas o pior foi ver que minhas pernas, pareciam pernas de flagelados da Etiópia de tão finas que estavam. Imaginem o que esta visão foi para mim, que sempre fiz academia e que tinha o corpo todo definido popozão bem empinado e durinho,cochão bem definido, o trabalho de uma vida toda na academia em poucos dias havia desaparecido como num passe de mágica ,parecia que eu tinha emagrecido uns vinte quilos quando , na realidade foram só 6 quilos e tudo que perdi foi a massa muscular que havia criado, pois as gordurinhas que eu tinha e que poderiam ter ido embora ,ainda estavam lá no meu abdomen (GRRRR QUE RAIVA HAHAHA') pois estasnnão fariam falta. 
    Agora já estou recuperando a massa muscular ,mas o "popo" ainda não está nem perto do que era, Mas eu chego lá.
   Antes do avc, aos 57 anos, me diziam que eu tinha corpo de fazer inveja a muita menina de vinte anos. Não achava que era tanto assim, mas na academia todo mundo admirava a minha boa forma. Confesso que sempre me alimentei corretamente,sempre me cuidei e agora tenho certeza que isto foi importante para minha recuperação, pois assim como os médios e especialistas sempre nos dizem, uma boa alimentação e exercicios físicos são essenciais para uma boa saúde, e vós digo e que concordo com eles, pois além de evitarem problemas de saúde facilitam na recuperação.

(Olhem como fiquei depois do avc)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dando um Tempo

Bom pessoas, como eu já havia dito morava em apartamento com meu marido, então como estamos nos mudando para uma casa,pois meus pais vieram morar conosco,estou sem internet e sem tempo para fazer postagens (temporariamente), até nos instalarmos e estivermos confortáveis na nossa nova casa. beijos cuidem-se, e até daqui a alguns dias.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Caminhada Vitoriosa

Voltei de POA determinada a conseguir caminhar sozinha em poucos dias. Primeiro dia após fazer os exercícios de reforso na perna, eu e a fisioterapeuta Ninive Moura fomos caminhar no corredor do edifício, como era o primeiro dia ela propoz, três paços sem apoiar na parede, e assim foi por todo o corredor,segundo dia a meta eram cinco paços, terceiro dia a meta sete paços, dai eu consegui dar quinze paços sem apoiar e teria conseguido mais se não tivesse começado a rir ,pois nem eu mesma acreditei que havia conseguido tanto, Já no dia seguinte consegui andar sem apoio por todo o corredor que deve ter aproximadamente uns 20 metros, desde então tenho caminhado sozinha, e uma vez por semana saio para fazer um passeio na rua,com a Ninive fisioterapeuta e cada vez que saimos fazemos um trajeto diferente e mais longo. Em três meses já estava caminhando, sem o uso de andador ou muletas. Conforme informações que recebi, o tempo média para pessoas que tiveram AVC caminharem é em torno de oito meses a um ano. E é normal os pacientes usarem no primeiro estágio o andador e depois de algum tempo muleta de apoio. Ufa,não precisei disso. Então começei a me preparar para andar de esteira. Hoje consigo caminhar 5 minutos na velocidade 3.0 Km/h. A meta agora é conseguir andar de transport (Eliptico). Boa Sorte para mim.


(No Corredor)
(Subindo as Escadas)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Recolocação da Calota Crâniana

Dia 10 de fevereiro de 2012,estava marcado para fazer a cirurgia de recolocação da calota crâniana. Então baixei um dia antes para fazer os exames pré cirurgicos.E dia 10 às 7 horas iniciou-se a cirurgia,acho que devo dizer as cirurgias, pois a calota até então estava alojada em meu abdomen,e teria que ser retirada do abdomen antes de ser recolocada em seu lugar de origen.Cirurgia feita e bem sucedida, na sexta-feira dia 12 de fevereiro sai do hospital com a cabeça cheia de pontos e ainda enfaixada. Para não viajar para Capão da Canoa,e tambem porque teria que voltar para revisão na quarta- feira dia 17 de feveriro optei por ficar em São Leopoldo na casa de minha irmã. No sábado minha irmã e meu cunhado foram à praia,sendo que eu e meu marido ficamos sozinhos em São Leopoldo. Eu estava bem acomodada vendo televisão na sala quando meu marido saiu para por o lixo na rua e bateu a porta só depois se deu conta que ela não abria por fora. Imaginen o desespero, dele por estar trancado para fora sendo que eu estava sozinha dentro de casa e teoricamente impossibilitada de abrir a porta, pois ate este dia nunca tinha tentado caminhar sozinha,embora não me faltasse vontade,mas tinha medo de tentar e acabar caindo,pois conforme a fisioterapeuta se eu caisse, poderia perder todo o progresso conquistado e isto atrazaria minha recupereção. Mas diante da situação eu tinha que tentar,então me levantei e fui me segurando na parede.E abri a porta. Isto pra mim foi a glória pois descobri que eu já poderia ir no banheiro sozinha e isto para mim era a felicidade suprema. Não ter mais que acordar meu marido para me levar no banheiro.Pois eu me levantava da cama e ia me segurando pelas paredes ou móveis, e entre um móvel e outro da um ou dois paços sem apoio. Feita a revisão e como estava tudo bem,o médico tirou a faixa e eu pude voltar para casa. E retomar as fisioterapias.
(feliz com minha calota)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Voltando a vida social

Dia 10 de janeiro de 2012 foi a primeira vez que sai de casa após o AVC.Fui em uma janta na casa da minha colega de serviço Genilda, lá encontrei vários colegas de serviço, também revi colegas que a anos não via. Também foi a primera vez que desci as escadas , confesso que estava com medo, pois nessa época estava caminhando ainda com pouco equlíbrio, mas após o primeiro degrau o medo passou e foi bem tranquilo. Para subir foi fácil, pois é no impulso para descer que o corpo desequilibra. Nesta ocasião meu marido me auxiliou, pois o corrimão da escada é do lado contrário,sendo que o meu braço bom é o direito e o corrimão fica do lado esquerdo. Hoje já subo e desso as escadas sozinha. Ufa ainda bem, caso contrário teria que ficar presa em casa até a minha total recuperação,já que moro em um prédio que não tem elevador.

(1ª Janta fora)


(Decorrer do jantar)